Thursday, 11 December 2014

O que levo de Portugal...

No meu último mês em Portugal começo a sentir uma certa nostalgia, uma vontade de ficar, um apego que essa cidade de Faro deixou e que não consigo me desvincilhar. Faro é uma pequena cidade, com prédios baixos, calma, que durante a noite não se houve nada, apenas os gatos pelas ruas. Seu clima quente no verão deixa tudo ainda mais bonito, talvez apenas eu ache isso.

Posso dizer que tenho três principais lições a levar de Faro: a primeira é a calma, a paciência e a lição de vida que os farenses me dão todos os dias ao acordar de manhã cedo e levar a vida de maneira leve e pacata, sem muitas preocupações, sempre pensando em viver o hoje.

A segunda lição é o desapego. Durante um intercâmbio a noção de desapego fica muito maior, pois nós deixamos tudo para trás para viver uma nova vida, com novas pessoas, novas amizades, uma nova família. Quando formos embora não será diferente: deixaremos muita coisa que foi construída nesse tempo para trás. Meu apartamento, minhas amigas, meus amores...

A terceira e não menos importante é o espírito de solidariedade que os portugueses tem. Cheguei aqui reclamando muito dos meus colegas de turma que não queriam fazer trabalho comigo. Mas hoje, conhecendo melhor eles, percebo que eles sempre estão querendo ajudar, buscando o melhor para o próximo, olhando para o outro como olha para si.

Sim Portugal, sentirei saudades. Mas espero em um futuro próximo poder te chamar de minha também.

3 comments:

  1. Apesar de não gostar de viver em Faro, porque acho que é um meio muito pequeno, em que toda a gente se conhece e fala mal sem motivos, compreendo o que sentes :) viveste uma aventura inesquecível!

    ReplyDelete
  2. Fico muito contente que tenhas tido uma experiência positiva aqui no Algarve/Portugal assim terás uma boa recordação deste país. Espero que ajudes a desfazer algumas ideias mais negativas que os brasileiros possam ter sobre nós portugueses e sobre o nosso país. :)

    ReplyDelete
  3. Acho que nem todos os erasmus conseguirom gostar de Faro por ser uma cidade pequena. Mas pode que eu seja tambem uma das poucas que adora esta cidade. Para min a adaptação foi facil porque eu moro numa cidade inda mais pequena.

    Mas é importante saber ver o lado positivo das coisas e aprender de todo o que nos acontece na vida. E a nostalgia no fondo sempre é boa, significa que temos algo bom esperando por nos ao nosso regreso :)

    ReplyDelete

Note: only a member of this blog may post a comment.