Thursday, 11 December 2014

O choque cultural

O choque cultural pode se dar através de vários motivos: sobrecarga afetiva e ansiedade, solavancos comportamentais e conflitos, desorientação e incerteza, desajustamentos na descodificação e sentimentos, ou todos juntos.

Quando chegamos a um novo país, com cultura diferente, temos quatro momentos: A euforia, o choque cultural, a aculturação e a estabilidade. Quanto maior for a diferença cultural maior será o tempo entre choque cultural e aculturação.

A euforia é o momento onde ocorre a minimização dos problemas. No meu caso, as duas primeiras semanas foram de euforia. Apesar de ter que procurar um apartamento, eu estava muito tranquila e querendo aproveitar tudo. Ia todos os dias para a praia e fiz muitas amizades nesse período.

O choque cultural é o momento da incompreensão do isolamento. Nesse momento, no meu caso, eu ainda não tinha um grupo fechado de amizades e por vezes me sentia excluída de outras pessoas. Contudo, o momento de choque passou rápido, pois fiz amizade com a menina que mora comigo.

Acredito estar vivendo agora o momento a aculturação, apesar de já se passar 4 meses da minha chegada. Eu continuo aprendendo muito com Portugal, todos os dias. E a estabilidade anda junto, nos momentos em que tenho que mudar e negociar em certas situações que seriam diferentes no Brasil.

1 comment:

  1. Sentiste na pele este processo de "choque cultural". Acredito que seja muito difícil a parte da incompreensão e do isolamento, para além das saudades que deves sentir da tua família e dos teus amigos. Tens muita força, se fosse eu, acho que não aguentava. Lido mal com a mudança, e dou muita importância às rotinas. Admiro-te! :)

    ReplyDelete

Note: only a member of this blog may post a comment.